Prepare o Imóvel para a Sessão de Fotos

A fotografia imobiliária é um dos principais fatores de sucesso em anúncios online de venda ou aluguel de imóveis.
Fotografe sempre na horizontal, no chamado modo paisagem, exceção de fotos de banheiros, corredores e detalhes, que podem ser verticais.
A horizontal é sempre a melhor pedida!
Fotografe os detalhes do imóvel e os ambientes como um todo, afinal é o imóvel que você quer vender e não a cama ou qualquer outro objeto do ambiente.

Reserve um tempo para analisar o seu imóvel e escolher os melhores ângulos dos cômodos a serem fotografados.
Pare, observe o ambiente, ande pelo espaço e veja os detalhes que ressaltam o local e devem ser valorizados.
Observe também o lado externo do seu imóvel.
Se o seu imóvel tiver uma vista estonteante, não deixe de fotografá-las.

Cheque a resolução do celular, garantindo que as fotos terão no mínimo 5 megapixels para ficarem boas na internet.
Sempre use a opção HDR, caso o aparelho não tenha essa função, é possível baixar aplicativos que ajudam no momento da foto.
Uma câmera de alta resolução, proporcionará fotos de ótima qualidade.
A vantagem disso é que os clientes em potencial terão uma melhor impressão do imóvel que está sendo oferecido.

Não economize nas fotos, tenha bastante material para ter também mais opção de escolha.
É melhor ter várias fotos do mesmo lugar para escolher as melhores do que uma única foto ruim.
Então tenha paciência ao produzir e depois ao escolher as melhores fotos.
Coloque o máximo de fotos que o site permitir.

Anúncios que tem entre 11 a 19 fotos geram 33% de contatos a mais, ou seja, a chance de fechar um bom negócio é bem maior.
Anúncios que tem entre 0 a 5 fotos geram 47% de contatos a menos.

Escolha uma bela foto de capa, é essa a primeira foto do seu imóvel que o usuário terá contato, é o ambiente de destaque.
As fotos iniciais devem ser dos melhores ambientes.
A navegabilidade deve ser compreensiva, i
nclua fotos de conexões entre os ambientes.
As fotografias serão usadas como uma estratégia para atrair e encantar o cliente.
Quando um cliente olha as fotos de um imóvel, ele se imagina morando lá.

Valorize o seu imóvel, não deixe de fotografar os diferenciais, uma churrasqueira, um terraço, uma lareira, um ar-condicionado, um closet enorme, o piso, o teto diferenciado, uma vista legal e até detalhes mais específicos, como a luz do amanhecer incidindo no quarto do casal, por exemplo.
Então não esqueça de fotografá-los
.
Se você tirar uma foto da sacada com vista para o mar, definitivamente, use-a!
A mesma dica vale para imóveis com piscinas e jardins.

Fotos de atrações locais próximas, forma uma ligação subliminar entre sua propriedade e a atração.
Essa conexão é muito poderosa, mas você não deve abusar.

Os melhores horários para fotografar são das 9h às 11h e das 14h às 16h, assim você evita a luz branca que é predominante entre 11 h e 14 h, o que faz com que a sombra fique muito escura.
Posicione-se de forma que o sol fique atrás ou ao seu lado.
Fotografar uma cobertura com vista para o pôr do sol é muito mais interessante no fim do dia do que em qualquer outro horário.

Simule a visão das pessoas, a imagem deve ser feita na mesma altura do olhar de quem está vendo o imóvel, que é a posição ideal da câmera.
Se possível, tire as fotos de cima uma de uma escadinha, aquelas de três andares para que se tenha uma visão melhor do ambiente, de modo que as fotografias fiquem mais bonitas e atraentes.

Mostre os ambientes de vários ângulos e posições, assim conseguirá abranger todos os cantos e detalhes do imóvel.
Experimente o ângulo, mude o foco do olhar ou então mude o da câmera.
Respeite as regras dos 4 cantos, ou seja, você posiciona o Smartphone de maneira horizontal nos 4 pontos importantes do cômodo.

Explore os mais diferentes ângulos dos cômodos.

Enquadramento: desalinhamento causa estranheza e dificulta a interpretação da foto.
Molduras diminuem o ambiente.
Linhas diagonais diminuem a sensação de espaço.
Evite linhas diagonais verticais e deixe as linhas verticais paralelas, remova molduras e inclua elementos do teto e piso.
Outro erro que deixa o ambiente com um aspecto de apertado é cortar a foto no limite de cima da janela.
Não deixe aparecer elementos limitadores nas suas fotos, como batentes ou a linha do teto.
Ao fazer o enquadramento, é bom que o piso, a parede e o teto apareçam em uma mesma proporção.
Isso aumenta as chances de o cliente fazer uma avaliação positiva do imóvel.

Não tire fotos de ambientes sem iluminação
Acenda toda as luzes, inclusive de luminárias e abajures, independente se o dia estiver ensolarado.
Deixe o sol entrar, abra janelas, cortinas e persianas.
Evite fotos escuras, sem nitidez e com muitas sombras.
É o que acontece, por exemplo, quando se faz uma foto de frente para a janela.
Contraluz, feche as cortinas e acenda todas as luzes

Só use o flash como último recurso.

Fotografe na ordem da visita, isto é, os cômodos após a entrada da casa ou apartamento devem ser os primeiros da galeria.
Isso dá uma sensação de realidade que pode ajudar na visualização do imóvel pelo usuário.
Tente reproduzir a experiência de alguém entrando no imóvel.
Comece pela parte mais nobre ou interessante, comece a vender o imóvel já na primeira foto.

Fotografe na sequência:
Sala de estar
Sala de jantar
Varanda, mostre a vista
Cozinha
Área de Serviço
Corredor
Dormitórios, mostre a vista das janelas e das sacadas
Banheiros
Quintal
Lavanderia
Área da churrasqueira

Espaços Lazer – Todos

Espaços Comuns e Edificação – Uma fachada bem conservada, diz muito sobre o resto do imóvel. Por isso, potencialize e mostre como o imóvel é por fora.
Experimente fotos diferentes e coloridas para mostrar o entorno e a vizinhança.

Faça uma limpeza superficial nos espaços, além de organizar os móveis e outros objetos que estiverem presentes na cena ou fora do lugar.
Um ambiente limpo e organizado é muito mais atrativo.
Não fotografe bagunça ou ambiente sujo ou desorganizado.

Não deixe à mostra material de pintura se a casa estiver sendo reformada.
A casa deve passar a impressão do lugar ideal para o consumidor e, portanto, deve estar apresentável.

Organize os ambientes, confira, por exemplo, objetos pessoais sobre móveis, sapatos no chão, fio solto na parede ou até mesmo se todos os móveis estão alinhados e organizados corretamente, como as cadeiras da mesa, por exemplo.
Retire todos os objetos pessoais no momento de fazer as fotos.

Alinhe todos os tapetes, jamais fotografe com tapetes tortos.
Nos quartos, as camas devem estar arrumadas perfeitamente e as portas dos armários fechadas.
Para ter uma foto bonita do banheiro, deixe-o organizado sem objetos em cima da pia e sem toalhas, mantenha a tampa do vaso sanitário fechada,
Tire a foto na vertical, para que seja possível mostrar o espaço e evite que a luz do flash reflita nos espelhos.

Ao fotografar a sala do seu imóvel, produza o ambiente: coloque uma toalha bonita na mesa de jantar, um vaso de flores e um quadro impactante.
Ao fotografar a cozinha certifique-se que as louças não estejam em cima da pia, mantenha a bancada organizada e caso haja algum tapete no ambiente ele deve estar alinhado.
Na área de serviço nunca deixe roupas e toalhas estendidas no varal e organize os objetos e produtos de limpeza.
Na hora de tirar a foto da sua piscina, coloque uma toalha elegante na espreguiçadeira, boias coloridas na água e capriche nos guarda-sóis.
A despoluição visual aumenta a sensação de espaço, dá sensação de imóvel mais novo e conservado, mais valorizado, mostra preocupação com o resultado.

O que NÃO mostrar: nunca tire fotos de menores de idade!!!, de animais e pessoas no ambiente, lixo ou sujeira, fotos tortas, escuras ou claras, evitar fotos sem nenhum acesso ou janela.

Tirei as fotos. E agora?
Quando terminar a sessão de fotos para publicar nas redes, pergunte-se:
O que eu sinto ao vê-las?
Essa foto me desperta vontade de passar um dia neste imóvel?
Se eu não conhecesse esse imóvel pessoalmente, seria suficiente?

Aplicativos de Edição
Os aplicativos de edição de fotografia podem ser bastante úteis.
Com eles é possível melhorar as cores, ajustar luminosidade e sombra, mudar o tamanho, cortar a imagem e até incluir marca d’água na fotografia.
Baixe no seu smartphone e experimente corrigir detalhes e melhorar ainda mais suas chances ao anunciar o imóvel:
Compressor
Image Batch
Pano
Pixlr
Photo Panorama
Sumo
PaintAdd
Water Mark
TSR
WaterMark

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